notícias

O que faz um Técnico em Informática?

O profissional técnico em informática pode executar variadas tarefas, como por exemplo:

• Suporte Técnico;
• Desenvolvimento de softwares;
• Webdesign – criação de sites;
• Configuração de Redes de computadores;
• Projetos em computação gráfica;
• Organização de banco de dados.

Para seguir carreira de técnico de informática o interessado deve possuir, no mínimo, o Ensino Médio completo. Depois da formação básica como técnico em informática, é de grande conveniência a especialização em cursos de computação, informática e cursos de eletrônica. A maioria dos materiais utilizados na área é importada, então é imprescindível a noção de inglês para o entendimento destes manuais. 

Com a informação e as tecnologias em pleno desenvolvimento, são muitas as possibilidades de mercado para o profissional da área. As possibilidades de atuação dos técnicos de informática estão em instituições públicas, privadas e do terceiro setor que exigem sistemas de computadores, especialmente abrangendo programação de computadores. Em um mundo cada vez mais globalizado, a função deste profissional está nas estratégias para este nicho que se encontra em grande expansão, onde o mesmo deve descobrir aplicabilidades para as novas tecnologias da informação aos processos de negócios. Poder criar serviços e produtos novos para conquistar um diferencial em sua empresa, além de mostrar eficiência à administração, função esta, tradicional na área do emprego à informática. 

O profissional deve sempre estar se atualizando. Atuando de forma responsável e participativa no crescimento de atividades tecnológicas ligadas a área de informática. Ser criativo, se adaptar bem as mudanças e apresentar facilidade são requisitos muito importantes para quem deseja seguir a carreira.

Fonte: Portal Educação