notícias

7 Fatos sobre a descoberta da verdadeira Vocação que talvez você desconheça

Muitas vezes pode acontecer a realização numa profissão não vocacional, mas, jamais com a certeza de que não deixamos nenhuma pendência para trás... 

Como na escola o status vocação é tratado quase como uma heresia, para aqueles que de fato estão interessados em aprender mais sobre esse imprescindível atributo, alguns aspectos poderão ser avaliados aqui nesse artigo. 

Claro que ao final, o leitor deverá ficar à vontade para examinar tudo de perto, e se desejar, ampliar o escopo do seu conhecimento com mais pesquisas, e assim tirar suas próprias conclusões, até que chegue a uma condição pessoal que o permita, quem sabe, descobrir a sua própria vocação.

Vocação é a qualidade que permite ao indivíduo fazer uso pleno da sua inteligência no exercício de uma atividade. Sem a vocação, menos de um quinto desse potencial vem à tona. E surge um homem produzindo menos de um quinto da sua capacidade, usando menos de um quinto do seu cérebro. Logo, teremos como resultado uma produção com menos de um quinto da qualidade que deveria ter. 

Vocação vem a ser um estado existencial, pessoal e intransferível, onde o indivíduo não apenas está consciente das predisposições inatas que mais se ajustam ao seu perfil, como também se identifica com elas. Se aquela inclinação se transformar numa profissão, esta será uma aliada das mais importantes para sua realização pessoal plena. 

Um indivíduo motivado pela força da vocação não tem no trabalho uma obrigação, muito menos um compromisso social necessário. E ao invés de obrigação, há sempre satisfação; e ao invés de compromisso social há realização profissional, que não difere da pessoal. 

Por isso é sempre mais criativo, mais produtivo, tem no exercício do seu ofício um momento repleto de desafios, a exemplo de uma criança com seu primeiro brinquedo. Pelo mesmo motivo é sempre disciplinado, e também organizado. Vê na inovação útil uma evidência de progresso e nunca uma ameaça de retrocesso.

Fonte: UOL Artigos Educação