notícias

A Importância de tirar dúvidas na preparação para o Enem

Sabe aquela velha dica, dada tanto pelos pais quanto pelos professores, alertando os estudantes sobre a importância de não levar dúvida para casa? Pois bem, quando pensamos na preparação para a prova mais importante do país, essa frase se torna ainda mais importante. Afinal, sanar dúvidas que naturalmente vão aparecendo no meio do caminho é certamente a maneira eficiente de fixar os conteúdos estudados.

Claro que cada estudante tem seu jeito dentro da sala de aula. Uns são mais desinibidos e extrovertidos, inclusive chegando ao ponto de atrapalhar o andamento da aula de tanto conversar. Outros, por outro lado, têm mais receio de se manifestarem perante seus colegas. Vale ressaltar que tais diferenças são absolutamente normais.

Entretanto, aqueles que apresentam essa timidez precisam entender que seus futuros estão em jogo. Essa afirmação pode até parecer exagerada, mas é verdade. Afinal, umas das características mais importantes daqueles estudantes que atingem grandes desempenhos no Enem é a realização de uma grande quantidade de exercícios durante o período de preparação. E é claro que quem faz muitos exercícios, tem muitas dúvidas. Dúvidas que, de uma forma ou de outra, precisam ser tiradas. Nestes casos, procure um colega ou o próprio professor para saná-las. Como ressaltado anteriormente, esse procedimento é muito importante para a fixação do conteúdo.

Outra situação, ainda mais difícil para alguns estudantes, é quando a dúvida aparece na hora da explicação do professor. Nessas horas não tem saída. O jeito é começar a vencer a vergonha e a timidez e começar a fazer as perguntas. Afinal, como já disse anteriormente, é seu futuro que está em jogo.

Portanto, seja na sala de aula ou em casa, tenha sempre em mente que as dúvidas necessitam ser tiradas para que seus estudos realmente apresentem melhoras significativas e se torne eficiente.

Fonte: InfoEnem