notícias

Como não se distrair na hora de estudar?

De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nosso cérebro demora 23 minutos para retornar a tarefa original após uma interrupção. Para isso não acontecer, veja algumas dicas.

1 - Esqueça o celular!

É uma tentação conferir as notificações e os aplicativos. Mas deixar o celular no silencioso, em cima da mesa, também não funciona, porque você vai mexer do mesmo jeito. O certo é deixar fora do seu alcance de visão e, de preferência, no modo avião.

2 - Não estudar em ambiente mal iluminado e barulhento

3 - Precisa de postura para estudar

Sabia que a memorização do conteúdo é prejudicada se você não tem uma postura correta ao estudar? Tenha uma cadeira e uma mesa adequada - de preferência confortável - para você se sentir bem e se concentrar. Estudar na cama ou no sofá é mais tentador, mas pode causar mal-estar físico por causa de uma postura errada. Além de interferir na concentração, você também pode acabar cochilando. 

4 - Não estudar uma disciplina no dia ou estudar muitas matérias durante a semana

O nosso cérebro fica viciado se estudar apenas uma disciplina por mais de duas ou três horas, pois essa única forma de pensar cansa. Então, você pode trocar de matéria para aumentar a eficiência no seu estudo. Está comprovado que a troca aumenta a lógica do nosso cérebro, o que consequentemente melhora a eficiência de fixação dos conteúdos.

Cuidado! A variedade excessiva de assuntos também cansa o nosso cérebro e ele fica mais vulnerável à distrações. O ideal é separar os conteúdos em ciclos, com no máximo 8 matérias em cada semana.

5 - Estipule metas diárias

Assim você não vai se dispersar facilmente e vai conseguir se dedicar mais aos estudos do dia.

 

Fonte: Terra